Beltrão abre a Semana da Pátria no calçadão

30 de agosto de 2022

A Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio da secretaria municipal de Educação e Cultura, realiza nesta quinta-feira, dia 1º de setembro, às 08h00, no Calçadão, a abertura oficial da programação da Semana da Pátria. Neste ano serão celebrados os 200 anos da Independência do Brasil e os 70 anos do município. Participarão autoridades, coordenação, professores, estudantes e a comunidade.

O primeiro ato será o hasteamento das bandeiras, com o Hino Nacional executado pela Banda Municipal. Logo após acontecem os pronunciamentos, apresentações culturais com o Grupo de Dança Acrobática Art in Motion e Lorenzo Borella de Souza. Na sequência tem a premiação para os estudantes que participaram dos concursos de desenho, fotografia e gênero textual alusivos aos 70 anos do município.

“Estamos preparando uma programação especial, principalmente o nosso desfile do dia 7 de setembro, para celebrarmos o bicentenário da nossa Independência e os 70 anos do nosso município. O desfile enfocará estes dois temas e deve ser um dos mais belos de todos os tempos”, enfatiza o prefeito Cleber Fontana. Como nos últimos dois anos o desfile não aconteceu devido a pandemia, também espera uma grande participação da comunidade.

O Desfile será na rua Tenente Camargo, no Centro, a partir das 09h00, com mais de 100 escolas, entidades, associações e forças de segurança. Inclusive será montada arquibancada para que o público tenha mais conforto para assistir. Quem não puder comparecer, poderá acompanhar a transmissão que será feita ao vivo pelo Facebook, na página da prefeitura, e YouTube.

A coordenadora da programação, Loisi Rizzieri, informa que o desfile começa na Avenida Cantelmo e segue até a Rua Octaviano Teixeira dos Santos. A abertura será com a Banda Municipal, seguida pelas forças de segurança. Depois será a vez das escolas, associações, clubes, entidades e fechando com os grupos de cavaleiros. Para a organização da programação, a secretaria conta com apoio do Departamento de Cultura, Assessoria de Comunicação, Núcleo Regional de Educação, Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.