Bairro Cristo Rei ganha nova escola

22 de maio de 2023

A inauguração da estrutura própria da Escola Municipal Rubens Amélio Bonato, do bairro Cristo Rei, na manhã de sábado, dia 20 de maio, teve uma grande presença da comunidade e de lideranças. O prédio próprio de 1.250 m2 foi construído pela Prefeitura de Francisco Beltrão em um terreno de 4.300 m2 que pertencia ao DER e foi cedido ao município pelo Governo do Estado, que atendeu um pleito do deputado Ademar Traiano, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná.

“Assumimos este compromisso com a comunidade e estamos concretizando hoje um sonho, um pleito que já durava 25 anos. Alunos, professores e demais colaboradores estão recebendo um espaço mais adequado para as atividades”, disse o prefeito Cleber Fontana durante o seu pronunciamento. O complexo é formado por 10 salas de aula, biblioteca, sala de planejamento, dependências administrativas para a direção, coordenação e secretaria, banheiros, lavanderia, além do amplo espaço para recreação e playground.

A escola foi implantada no bairro em 1991 e até agora funcionava no mesmo prédio da escola estadual do bairro. Homenageia o professor Rubens Amélio Bonato, que faleceu em abril de 1983, aos 70 anos. Ele iniciou as atividades de professor em Beltrão no ano de 1957. O estabelecimento de ensino tem 334 alunos e uma equipe de 39 colaboradores. Durante a cerimônia aconteceram várias homenagens, uma delas para as pessoas que trabalharam na obra. No encerramento os alunos fizeram uma apresentação, causando bastante emoção.

Compuseram a frente de honra as seguintes autoridades:

Prefeito Cleber Fontana com a primeira dama Joice; deputado Ademar Traiano, presidente da Assembleia Legislativa; vice-prefeito Antonio Pedron com a esposa Rose; vereador Jean Emiliano, que representou o Legislativo; Mariah Ivonete Silva, secretária municipal de Educação; Maria de Lourdes Bertani, chefe do Núcleo Regional de Educação; Elisangela Liane Santin Belaver, diretora da escola e presidente da APMF; Marilda Rocha Coutinho, representante dos pais e do Conselho Escolar; Claudio Borges, secretário de Viação e Obras; Sandra Benedito, presidente do Conselho Municipal de Educação; Roberto Machado dos Santos, gerente regional do DER; Paulo Grohs e João da Silva, dirigentes da Associação de Moradores do bairro; Edyo Santi e Rovilio Bizotto, que representaram a equipe que construiu a escola; Padre César Pôggere, da Paróquia Cristo Rei e o pastor Gildásio Antunes da Luz, representante do Conpev. Também participaram da solenidade os vereadores Dile Tonello, Fernando Misturini, Júnior Nesi, Oberdan Saretta, Pedro Tufão Filho, Quintino Girardi, Ronaldo Bizotto e Silmar Gallina, familiares do professor Rubens Amélio Bonato, Sargento Rodrigo, representante do comando do 16º esquadrão de Cavalaria Mecanizado, Tenente Melchior, representante do comando do 10º Grupamento de Bombeiros, Cabo Godinho, representante do comando da Polícia Militar, secretários municipais e diretores da prefeitura, pais, alunos, professores e demais servidores da escola, bem como moradores de lideranças do bairro.