Alunos praticam xadrez no Nutab

22 de maio de 2023

Alunos do 5° ano da Escola Municipal Francisco Manoel da Silva, do bairro Novo Mundo, estiveram no Núcleo de Pesquisa e Treinamento em Tecnologias Abertas da Prefeitura de Francisco Beltrão (NUTAB) realizando uma atividade diferente do habitual.

Nas aulas de Educação Física eles aprendem o xadrez, conhecendo o tabuleiro, movimentação das peças, abertura, meio jogo e a dar xeque-mate. No Nutab vivenciaram uma nova experiência, explorando a tecnologia juntamente com o jogo de xadrez. Através do site lichess, os estudantes jogaram xadrez, resolveram exercícios e se divertiram de forma lúdica.

A prática do xadrez é incentivada pela prefeitura, através das secretarias municipais de Educação e de Esportes. De acordo com a professora Dulci Betti, que coordenada a atividade na secretaria municipal de Educação, “o jogo de xadrez contribui muito na aprendizagem em sala de aula, pois desenvolve o raciocínio e a concentração dos alunos, por isso a prefeitura investe para aprimorar esta aprendizagem nas escolas municipais”.