Alunos de CMEIs irão receber suplementação com nutrientes na merenda

19 de fevereiro de 2015

Da assessoria

Cada sachê possui 1g da fortificação, que é adicionada a merenda e não altera a cor e nem o sabor dos alimentos

Cada sachê possui 1g da fortificação, que é adicionada a merenda e não altera a cor e nem o sabor dos alimentos

A partir da próxima semana, a Secretaria de Educação de Francisco Beltrão irá iniciar uma ação com alunos de dois centros de educação infantil para fortificar a merenda. Durante 60 dias, as crianças com idade entre seis e 48 meses receberão em ao menos uma das refeições diárias um suplemento de vitaminas e minerais em pó.

“A fortificação com micronutrientes em pó e tão efetiva quanto a suplementação com ferro no tratamento da anemia, no entanto, possui melhor aceitação em função dos reduzidos efeitos colaterais quando comparado à administração de suplemento de ferro isolado”, explica a coordenadora do Setor de Alimentação Escolar da Prefeitura, Andrea Nesi.

O projeto é resultado da adesão do Município ao Programa Saúde na Escola, do governo federal, e é denominado Estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes.

A ação inicialmente contempla os CMEIs Herbert de Souza, do Padre Ulrico, e Sonho Meu, no Pinheirinho, tratados como prioritários pela Secretaria para implementar o projeto em virtude da população de risco. A ingestão da fortificação reduz a deficiência de ferro em 51% e anemia em 31% nas crianças menores de cinco anos.

O pó adicionado à alimentação é imperceptível aos alunos: não tem cheiro, coloração e nem sabor. O sache de 1g da fortificação possui vitaminas A, D, E, C, B1, B2, B6 e B12, niacina, ácido fólico, ferro, zinco, cobre, selênio e iodo e só é acrescentado à alimentação após autorização dos pais ou responsáveis.




Pular para o conteúdo