Alunos beltronenses conquistam medalhas em olimpíada nacional de Astronomia

10 de novembro de 2015

Dez alunos de três escolas municipais de Francisco Beltrão foram premiados com medalhas na 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Oba). Mais de 800 mil estudantes de todo o país realizaram a prova da olimpíada e os alunos beltronenses obtiveram bons resultados, conquistando medalhas de prata e bronze.

O prefeito Antonio Cantelmo Neto e o secretário de Educação, Viro de Graauw, receberam nesta terça-feira (10) diretores, professores, pais e os alunos medalhistas no evento, que estimula o interesse dos estudantes pela área. “Precisamos reconhecer e incentivar esses talentos da área da astronomia e aeronáutica, que compreendem hoje ramo que carece de profissionais e pode representar uma série de oportunidades aos nossos alunos”, afirmou o prefeito Cantelmo Neto.

A participação na Oba é opcional aos estabelecimentos de ensino e em Beltrão apenas as escolas Pedro Algeri, Maria Basso Delani e Deni Schwartz aderiram à olimpíada, algumas inclusive na Mostra Brasileira de Foguetes, que envolve atividades práticas de aeronáutica.  Na preparação para o evento, o conteúdo de física é aprofundado pelos professores aos alunos de 4º e 5º ano, que recebem até aulas específicas com professores universitários.