Via Tecnológica do Leite prossegue até domingo com diversas atrações

18 de junho de 2015

Prefeito Cantelmo Neto abriu a sexta edição da Via Tecnológica do Leite, que prossegue até domingo

Aberta oficialmente na manhã desta quinta-feira, a sexta edição da Via Tecnológica do Leite prossegue até domingo com exposição de produtos da área leiteira, julgamento de gado das raças jersey e holandesa e palestras e cursos de capacitação. A expectativa da organização é de que cerca de 30 mil pessoas passem pela feira, realizada no centro de eventos de Francisco Beltrão e considerada um dos maiores eventos indoor da categoria no Brasil.

Com mais dias de realização e maior investimento, a Via deste ano pretende se firmar como uma vitrine da produção leiteira da região. “O Sudoeste detém hoje a maior produção leiteira do Estado; o que queremos agora é qualificar toda essa cadeia com acesso a tecnologia e processos de manejo, genética e sanidade que melhorem nossa produtividade e sirvam como um referencial da qualidade do leite produzido aqui”, explica a secretária de Desenvolvimento Rural, Daniela Celuppi.

Entre os principais atrativos, a Via terá demonstrações de uma ordenha robotizada, julgamentos ranqueados e café colonial durante todo o dia, além de outros 30 eventos entre cursos, seminários e palestras. Ao todo, são 40 empresas expondo seus produtos e serviços, 12 agroindústrias, 20 produtores com gado ranqueado de todo o estado, outros 24 de Beltrão e mais 24 do Clube da Bezerra.

Além da Prefeitura de Beltrão, a Via do Leite também é organizada pela Rural Leite, Emater, Seab e Secretaria de Agricultura de Verê, com patrocínio da Itaipu Binacional, Sicoob, Coasul, Sicredi, Latco e apoio do Banco do Brasil, Pioner, Semex e Vaccina.

Abertura

Durante a abertura oficial do evento, o prefeito Antonio Cantelmo Neto destacou características locais que tornam a produção leiteira um fator de desenvolvimento para a região. “Produzir e beneficiar o leite tem uma série de benefícios econômicos, mas no nosso caso, em específico, também tem vantagens do ponto de vista social, afinal, essa é a principal fonte de renda de mais de 2 mil famílias somente em Beltrão, gerando pelo menos 6 mil empregos diretos e distribuindo renda aos produtores”, afirmou o prefeito.

O presidente da Rural Leite, Maciel Comunello, frisou o crescimento da Via, que neste ano se consolida no calendário nacional de eventos da categoria.

Também participaram da abertura o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Paraná, Reni Denardi, o diretor-presidente da Adapar, Inácio Kroetz, o deputado estadual Nelson Luersen, e os prefeitos Gilmar Paixão (São Jorge), Adão dos Santos (Verê) e Beto Arisi (Salgado Filho), além de representantes de universidades e entidades parceiras na organização e das empresas patrocinadoras do evento.