SISBI certifica mais três empresas de Beltrão

20 de maio de 2022

Mais três empresas de Francisco Beltrão receberam a certificação do SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e agora podem comercializar os seus produtos em todo o Brasil. A entrega da certificação foi feita nesta quinta-feira (19) pelo prefeito Cleber Fontana, pela chefe do núcleo regional da Secretaria de Estado da Agricultura, Denise Chiapetti Adamchuk, dentre outras autoridades e técnicos que orientaram e acompanharam o cumprimento de todas as normas para a certificação.

Uma das contempladas é a Filetagem Santa Clara, localizada na Linha São João, que atua na filetagem de tilápias. A empresa tem capacidade de beneficiar até 3 mil quilos ao dia. O proprietário, Gilberto Monzelewski, informa que a conquista do certificado resultará no aumento da produção e de empregos. Segundo ele, nos próximos dias serão firmados contratos para a venda do produto em outras regiões do País.

A Cooperativa Central da Agricultura Familiar Integrada do Paraná (COOPAFI), localizada no bairro Marrecas, recebeu a certificação na sua unidade de beneficiamento de ovos e derivados. As poedeiras são criadas em um sistema diferenciado, garantindo o bem estar das aves. De acordo com o presidente da cooperativa, José Carlos Farias, foi implantado um projeto piloto e agora será iniciado o processo de expansão. Na sua visão trata-se de um produto com mercado garantido, bom valor agregado e que funciona como mais uma alternativa de renda para os produtos rurais.

O Frigorífico de Bovinos Santa Bárbara, localizado na Linha Santa Bárbara, também foi certificado. O abatedouro está na ativa desde 2004 e possui capacidade de até 60 abates ao dia. O proprietário, Edegar Tres, lembra que foram realizados vários investimentos na empresa e a conquista do SISBI vem coroar este crescimento. Ele também prevê expansão nos abates e na geração de empregos.

Participaram da entrega dos certificados, além do prefeito Cleber Fontana e da chefe do núcleo regional da SEAB, Denise Adamchuk, o gerente regional do IDR Paraná, Ericson Fagundes Marx, o secretário municipal de Agricultura, Claudimar de Carli, o secretário de Gabinete, Alaércio Corazza, o médico veterinário Sidney Pasqualetto Júnior, chefe do Serviço de Inspeção Municipal, e os demais integrantes deste setor.