Secretário Ortigara Visita Beltrão

2 de março de 2017

O Secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, cumpriu agenda em Francisco Beltrão nesta quinta-feira (2). No aeroporto foi recepcionado pelo prefeito Cleber Fontana, pela diretora de Agricultura da prefeitura, Maria Lucia Matarezi, e pelos diretores regionais da Seab, Neri Munaro, de Francisco Beltrão, e Vinícius Coletti, de Dois Vizinhos. Ortigara veio acompanhado do diretor da pasta, Otamir Martins, e Francisco Simione, diretor do Departamento de Economia Rural (Deral).

Na sequência, no gabinete do prefeito Cleber, houve uma reunião que também contou com a participação do vice-prefeito, Antonio Pedron. Ortigara fez uma explanação sobre os programas da pasta e as possibilidades de parcerias com a prefeitura. O prefeito Cleber enfatizou que a sua equipe fará um trabalho integrado com a Seab e Emater e a meta é buscar o máximo possível de recursos para fomentar projetos no meio rural.

Via Tecnológica do Leite

Outro assunto amplamente debatido foi a realização da 7ª edição da Via Tecnológica do Leite, que será de 29 de junho a 2 de julho, no Parque de Exposições Jaime Canet Junior. O evento é organizado pela secretaria de agricultura do município, Seab, Emater e Rural Leite. A comissão organizadora está definindo a programação.

Maria Lucia, que integra a equipe de organização, enfatizou que o apoio do Governo do Estado, através da Seab, será de fundamental importância, pois a Via é um instrumento  de transferência de tecnologia para os produtores. Também relatou que o manejo e bem estar animal serão os principais focos da edição deste ano.

O secretário Ortigara comentou que sabe a importância do evento e a grandeza da bacia leiteira do Sudoeste. “Sabemos o resultado do investimento no setor de produção de leite da região nos últimos anos e esse tipo de iniciativa busca aprimorar ainda mais, por isso daremos todo o apoio possível”, garantiu o comandante da Seab. Após a reunião na prefeitura, Norberto Ortigara palestrou no congresso estadual da Unicafes (Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Paraná). O congresso está sendo realizado em Beltrão e segue até esta sexta-feira (3).