Produtores iniciam colheita de pepino

10 de janeiro de 2023

Nesta semana está começando a colheita de pepino para conserva dos produtores que integram o Proder (Programa de Desenvolvimento Rural) da Prefeitura de Francisco Beltrão. Toda a produção será direcionada para a Indústria Cantu. De acordo com Antônio Cézar Soares, coordenador do programa, a prefeitura auxilia na organização dos produtores, na assistência técnica, difusão de tecnologia e no apoio logístico.

Também informa que novos grupos serão organizados para atender o mercado local e as indústrias da região para a produção de pepino e outros produtos hortigranjeiros. O objetivo principal do Proder, segundo ele, é a geração de emprego e renda para os agricultores.

Nesta primeira etapa, iniciada em dezembro de 2022, foram plantados 10 mil pés de pepino. Trata-se de uma cultura de ciclo curto, em média 40 dias, possibilitando a geração de renda mensal aos agricultores. Participam deste projeto piloto produtores das comunidades de Seção São Miguel, Rio Saudade e KM 15.

Antônio Cezar relata que a produção acontece em campo aberto, com baixo custo de implantação da infraestrutura. O cultivo é irrigado por gotejamento e precisa ter acompanhamento diário dos produtores. A partir do início da produção, a colheita também deve ser feita diariamente.

A produção de hortaliças, fruticultura, citricultura e apicultura são outras atividades fomentadas e incentivadas pelo Proder, além do trabalho de recuperação e proteção de fontes. As imagens são da propriedade de Elizandra Machado Baldoino e do seu irmão João Paulo Machado Cielo, em Seção São Miguel.