Produtores do PRODER iniciam cultivo de pepino para conserva

15 de dezembro de 2022

Um grupo de produtores atendidos pelo Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) da Prefeitura de Francisco Beltrão iniciou neste mês de dezembro o plantio de pepino para indústria de conserva. De acordo com Antônio Cezar Soares, coordenador do Proder, os produtores contam com toda a assistência técnica gratuita e a garantia de comercialização para a Cantu Alimentos. As mudas foram fornecidas pelo Viveiro Baldissarelli.

Nesta primeira etapa foram plantados 10 mil pés de pepino, que iniciarão a produção em 40 dias. Trata-se de uma cultura de ciclo curto, possibilitando a geração de renda mensal aos agricultores. Participam deste projeto piloto os produtores Valdecir e Adriane Olegine, Natal Basso, Alciovani Gasparetto, João Paulo Machado Cielo e Elizandra Machado Baldoíno. Eles são das comunidades de Seção São Miguel, Rio Saudade e KM 15.

Antônio Cezar relata que outros produtores estão sendo organizados para integrarem novos grupos de produção comercial do pepino para indústria. “A prefeitura contribui com assistência técnica, apoio na infraestrutura de acesso às propriedades e no transporte da produção das propriedades rurais até a indústria”, enfatiza o coordenador.

Também explica que a produção acontece em campo aberto, com baixo custo de implantação da infraestrutura. O cultivo é irrigado por gotejamento e precisa ter acompanhamento diário dos produtores. A partir do início da produção, a colheita também deve ser feita diariamente. A produção de hortaliças, fruticultura, citricultura e apicultura são outras atividades fomentadas e incentivadas pelo Proder, além do trabalho de recuperação e proteção de fontes.