Proder realiza Dia de Campo sobre Batata-doce

20 de abril de 2023

O Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) da Prefeitura de Francisco Beltrão realizou um Dia de Campo sobre o manejo da colheita da batata-doce, limpeza e classificação para a comercialização. A atividade aconteceu na propriedade do Jorge da Motta, com a presença de agricultores das localidades de Linha Piracema, Rio Gaiola e Assentamento Missões.

O coordenador do Proder, Antonio Cezar Soares, e a equipe de assistência técnica do programa comandaram a atividade. Os produtores foram orientados sobre as exigências de qualidade do produto no mercado atacadista, práticas adequadas de colheita, limpeza, lavagem e a classificação, dependendo do tamanho (pequena, média e grande).

“O produto é de excelente qualidade, material da Embrapa, das variedades Rubissol e Amélia, roxa e rosa”, explica o coordenador. Também enfatiza que é de fácil cultivo, apresenta alta produtividade, fomentando a geração de renda dos  agricultores.

Durante o Dia de Campo foi realizada uma amostra de uma área de 20 m², com produção de 52 quilos. Com isso, a produtividade deve ficar entre 25 a 30 toneladas por hectare. “Por ser um produto de boa aceitação no mercado atacadista local e regional, acreditamos que é uma excelente oportunidade de geração de renda para os agricultores atendidos pelo programa”, comenta Antonio Cezar.

Informa ainda que está em estudos por parte da prefeitura a aquisição de equipamentos, visando agilizar e facilitar o plantio e colheita, através do sistema mecanizado. Além disso, a prefeitura já viabiliza a logística do transporte da produção para empresas locais e da região.

Ainda em relação a comercialização, os produtores que estão iniciando a colheita estão comercializando a produção para a empresa Babinski, que está garantido a compra de toda a produção. Inclusive já sinalizou que havendo o aumento da produção, com a adesão de mais produtores, garante a aquisição, pois necessita de grande quantidade desta matéria-prima.