Proder realiza análise e correção de solo

26 de maio de 2023

O Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) da Prefeitura de Francisco Beltrão atende produtores rurais de 14 comunidades, com foco na diversificação de atividades e na geração de renda. Conforme o coordenador do programa, Antonio Cezar Soares, uma das prioridades no momento é buscar a melhoria da fertilidade do solo, o que vai resultar no aumento da produtividade para as diversas variedades produtivas.

Nos últimos dias foram realizadas mais de 200 análises químicas do solo. O resultado é apresentado aos produtores, junto com o repasse de orientações para a correção do pH e da adubação correta, de acordo com a cultura a ser implantada. Estão sendo contempladas áreas de cultivo de grãos, de pastagens, com fruticultura e hortaliças.

“Um solo equilibrado na sua condição química, física e biológica, juntamente com o manejo de pragas e doenças, integrado com a cobertura correta no inverno, contribui para a redução de custos de produção e para uma agricultura mais sustentável”, explica Antonio Cezar.  Também estimulam a bioativação da microbiota do solo, ampliando o alcance das raízes da cultura para melhor absorção de água e nutrientes.

O coordenador informa ainda que a partir de junho a assistência técnica será intensificada para as áreas destinadas à produção comercial de pepino, batata-doce e hortaliças. “Em agosto o Proder completa dois anos de atuação no município e estamos diversificando os serviços prestados com o objetivo de beneficiar um maior número de produtores rurais”, enfatiza Antonio Cezar.