PRODER incentiva a defumação de pescados

12 de maio de 2022

Nesta semana foi realizada uma prática de defumação de pescados, mais uma ação do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural) da Prefeitura de Francisco Beltrão. De acordo com Antonio Cezar Soares, coordenador do programa, “o objetivo é despertar o empreendedorismo, a geração de renda e a agregação de valor ao pescado produzido e industrializado no município”.

Ele explica que esta alternativa está despertando o interesse de proprietários de um frigorífico do município, que já está desenvolvendo a análise da viabilidade da criação de produtos a base de defumados do pescado. Atualmente a indústria comercializa somente o filé de tilápia.

“Estudos preliminares apontam que é possível triplicar o valor da tilápia in natura com a defumação, tendo em vista que esse processo melhora a qualidade, a apresentação e o sabor característico dos produtos defumados”, enfatiza Antonio Cezar. No final da atividade foi realizada uma degustação com a participação de técnicos, empresários e autoridades, inclusive o prefeito Cleber Fontana e os secretários Claudimar de Carli, da Agricultura, Alaércio Corazza, Gabinete, e Alexandre Pécoits, do Planejamento.

O Proder é um programa da Prefeitura de Francisco Beltrão que tem o objetivo de incentivar ações, atividades e alternativas para incrementar a renda dos produtores rurais e outros segmentos ligados à agricultura. Todo o trabalho técnico é disponibilizado gratuitamente, além de outros benefícios. Alternativas como a produção de pepino de conserva e no setor de fruticultura já estão sendo adotadas. Outra importante iniciativa é o programa de recuperação e proteção de fontes, para garantir o abastecimento de água em períodos de estiagem.