PRODER completa 100 dias de atuação no meio rural

       O Programa de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Francisco Beltrão (Proder) está completando 100 dias. “Nós criamos este programa para fazer a diferença em nossas propriedades rurais, criando alternativas para a diversificação de produção e para proporcionar o aumento de renda dos nossos produtores. Neste período de implantação já temos um saldo positivo das ações realizadas”, comenta o prefeito Cleber Fontana.

        De acordo com Antonio Cezar Soares, coordenador do programa, neste período foram realizadas várias ações, começando pelo cadastramento, diagnóstico e colocação de placas de identificação das 150 propriedades de 13 comunidades já inseridas no programa. “Além disso, já iniciamos a proteção de fontes de água em várias propriedades e lançamos o projeto de produção comercial de pepinos, que vem tendo uma ótima adesão”, relata o coordenador. Inclusive os produtores tiveram a oportunidade de fazer visita técnica em uma propriedade que cultiva pepino e se reuniram com representantes de empresas que compram toda a produção.

      Ele também cita que os técnicos estão diariamente nas propriedades, analisando o sistema de produção, sugerindo novas alternativas e profissionalizando os produtores rurais. “Além do pepino, vamos iniciar agora o fomento para a produção de batata doce e de hortifrutigranjeiros, que são excelentes alternativas de renda. Orientações sobre o manejo de gado leiteiro também está no nosso radar”, explica Antonio Cezar.

      O prefeito Cleber comenta que o Proder está vinculado na secretaria municipal de Agricultura, mas conta com a participação de todas as demais secretarias, em especial Viação e Obras, Planejamento e Meio Ambiente. “Nesse momento estamos atendendo produtores de 13 localidades, mas a meta é expandir as ações e chegar em todas as regiões do município”, enfatiza o prefeito.




Skip to content