Parceria entre Prefeitura e Unioeste está mapeando todo interior de Beltrão

4 de maio de 2016

Trabalho inédito pretende levantar informações sobre a infra-estrutura rural de Beltrão para nortear políticas públicas do governo municipal

Os cerca de 3 mil km de estradas rurais de Francisco Beltrão estão sendo mapeados via GPS e imagens de satélite em um trabalho inédito da Prefeitura e do curso de Geografia da Unioeste. Iniciado em agosto, o projeto está sendo finalizado e pretende levantar uma série de informações sobre a infra-estrutura presente nas mais de 60 comunidades do município, o aperfeiçoamento de serviços no interior e a legalização do uso e ocupação de vias.

“Até agora a gente tem trabalhado com um conhecimento muito empírico sobre as estradas, mas agora não, vamos ter informações reais sobre os diferentes tipos de vias, como elas servem o interior e prever investimentos para melhorá-las”, explica o secretário de Desenvolvimento Rural, Nelcir Basso.

O mapeamento permitirá que pela primeira vez se tenha um mapa rodoviário do interior, com a localização e extensão de todas as estradas e comunidades. Além disso, o projeto informará sobre as pontes e bueiros existentes, as rotas de transporte escolar e de escoamento de cada tipo de produção.

Um dos principais benefícios do trabalho, segundo Basso, será a oficialização das estradas, que hoje existem apenas como uma servidão, mas não estão devidamente escrituradas e com a área de domínio estabelecida em lei de acordo com a finalidade de cada via.

Para realizar o mapeamento, nos últimos oito meses a Unioeste cedeu um estagiário que trabalha na medicação e localização das estradas e coleta de informações junto com o pessoal da Secretaria. Segundo o acadêmico Saul Mesquita, o projeto deve estar finalizado até o final do mês: “todas as informações estão sendo finalizadas para estarem à disposição da Prefeitura”.