No interior, perdas com tornado chegaram a R$ 5 milhões

14 de julho de 2015

O tornado que atingiu Francisco Beltrão na noite de segunda-feira (13) deixou pelo menos R$ 5 milhões de prejuízo no interior do município, segundo levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Rural. Os estragos foram causados na comunidade de KM 8 e também Linha Hobold, onde pelo menos 25 propriedades rurais foram atingidas.

Aviários, estrebarias, residências e plantações foram afetadas pelos fortes ventos, que segundo o Simepar, chegaram a 120 km/h. Em uma única propriedade, uma área de reflorestamento foi devastada, causando prejuízo de R$ 1,2 milhão; em outra, o tornado levou ao chão dois aviários, causando a morte de 60 mil pintinhos e cerca de R$ 800 mil de prejuízo.

Danos ao patrimônio público – como escolas, creches e estradas – não foram registrados, apesar de o tornado também ter atingido 76 casas na cidade. Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Exército e equipes da Prefeitura estão de plantão para auxiliar as famílias afetadas desde a madrugada.

Na tarde desta terça-feira (14), o prefeito Antonio Cantelmo Neto, que cancelou viagem que faria à Brasilia para acompanhar os trabalhos de socorro aos atingidos, autorizou a compra de duas mil telhas para suprir a demanda de moradores da cidade. A Prefeitura também auxilia os agricultores afetados pelo temporal e ainda está quantificando os prejuízos econômicos causados pela intempérie para definir o decreto de emergência, que deve correr nesta quarta.