Encontro de Inseminadores do PIA

14 de fevereiro de 2017

O Departamento de Agropecuária da Prefeitura de Francisco Beltrão está convocando os inseminadores do Programa de Inseminação Artificial (PIA) para uma reunião de atualização de dados. Será na quarta-feira da próxima semana, dia 22 de fevereiro, às 10h00, no auditório do Centro de Eventos, no Parque de Exposições Jaime Canet Junior.

De acordo com a diretora do Departamento, Maria Lucia Matarezi (foto), em alguns casos está sendo difícil conseguir contato com os inseminadores, por isso é necessário fazer uma completa atualização cadastral. Conforme ela, é de fundamental importância que todos compareçam nesta reunião.

O município possui 202 inseminadores comunitários e a estimativa é que mais de dois mil produtores de leite recebam o benefício do melhoramento genético no plantel. Além disso, por meio do PIA, são assistidos tecnicamente.

Os inseminadores recebem o nitrogênio e o sêmen, que são bancados pelo município, e cobram dos produtores o deslocamento e materiais complementares para a inseminação. Isto garante um custo menor para os produtores e a possibilidade de investimentos para melhorar a qualidade genética, o que traz aumento na produção média de leite por animal.




Pular para o conteúdo