Em 2013, Beltrão teve 150 dias com chuva

13 de janeiro de 2014

Em setembro, Prefeitura entregou caminhões no calçadão mesmo sob chuva

A quantidade de chuva que caiu em Francisco Beltrão no ano passado foi 42,8% maior que em 2012, segundo apontou relatório divulgado pelo Iapar, o Instituto Agronômico do Paraná. A chamada precipitação pluviométrica de 2013 teve 2.558mm ante os 1.792mm registrados em 2012. Além da quantidade de chuva, aumentou também o número de dias em que ela apareceu: foram 150 no ano passado e 121 em 2012.

Apesar de ter aparentado ser um ano chuvoso, o meteorologista do Simpar, Samuel Braum, afirma que a quantidade de chuva esteve pouco acima da média histórica. “O inverno foi atípico,bastante chuvoso, principalmente por sistemas parados sobre regiões do estado que provocavam períodos de vários dias de chuva”, explica Samuel.

A média histórica anual, que considera os últimos 30 anos, varia entre 2 mil e 2,5 mil mm de chuva. Em 2012, segundo a explicação do meteorologista, choveu menos em função do El Niño, fenômeno que provoca alterações no tempo e clima.

O aumento na quantidade de dias com chuva também impacta na prestação de serviços, como os executados nas ruas e praças da cidade e no interior. A Secretaria de Desenvolvimento Rural, por exemplo, teve que alterar por diversas vezes o cronograma de recuperação de estradas em função do tempo. “Sempre que chove, ficamos impossibilitados de trabalhar com o solo e ainda temos que esperar um período até que seque e fique em condições de ser manuseado”, diz Daniela. “Quando tínhamos boas condições de tempo, trabalhávamos até nos finais de semana para compensar os dias de chuva”, completa.

Em 2013, o mês que menos choveu foi julho, com 93mm em seis dias. Já o título de mais chuvoso ficou com março, com 354mm. A média mensal foi de 213mm e de 12,5 dias de chuva.