Dia de Campo aproxima produtores, técnicos e empresas

16 de fevereiro de 2023

A cadeia produtiva de pepinos para indústrias de conservas foi o tema de Dia de Campo realizado pelo Proder (Programa de Desenvolvimento Rural) da Prefeitura de Francisco Beltrão, contando com parcerias da secretaria municipal de Agricultura e da empresa Alberton Assistência Técnica Rural. A atividade foi na propriedade de Valdecir e Adriane Olegini, na comunidade de Rio Saudade.

Participaram técnicos, produtores e representantes do Viveiro Baldissarelli, da Coavo e da Cantu Alimentos, empresas que necessitam de maior produção para atender suas demandas. O coordenador do Proder, Antonio Cezar Soares, enfatiza que a iniciativa alcançou os objetivos.

“Foram momentos importantes para a troca de experiências entre os produtores, difusão de tecnologia, para aproximar os produtores das indústrias, fomentar a geração de emprego e renda e aprimorar os conhecimentos dos técnicos que prestam assistência para o Proder na cadeia de pepino”, comenta Antonio Cezar.

Foram repassadas orientações sobre a infraestrutura necessária para o cultivo comercial, preparo do solo, fertirrigação, prevenção e controle de pragas e doenças, colheita e pós-colheita, custos de produção e garantias de comercialização. A produção de pepinos é uma das atividades apoiadas e incentivadas pelo Proder, que tem o objetivo de auxiliar os produtores para a diversificação de culturas visando o aumento da renda nas propriedades rurais.