Desenvolvimento Rural constrói mais de 450 silos em propriedades leiteiras

3 de fevereiro de 2015

Da assessoria

Além das horas/máquinas, neste ano produtores também receberam orientação técnica sobre modelos de silos

Além das horas/máquinas, neste ano produtores também receberam orientação técnica sobre modelos de silos

Exatos 453 silos foram construídos em propriedades que trabalham com a atividade leiteira no interior de Francisco Beltrão. O trabalho que iniciou em dezembro do ano passado foi concluído na última semana pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e contemplou 198 produtores que se cadastraram e receberam os serviços de máquinas e orientação técnica gratuitamente.

“Temos esta parceria para ajudar os pequenos produtores a reduzir os custos com o armazenamento da alimentação do gado, sempre feita nesta época do ano, e que melhora a qualidade do leite produzido”, explica a secretária de Desenvolvimento Rural, Daniela Celuppi.

Neste ano, uma das novidades da chamada ‘temporada de silos’ foi a orientação técnica recebida pelos produtores. Ao invés de uma construção feita a esmo, agora todos os silos são acompanhados por um técnico, que orienta sobre o melhor local, profundidade, dimensões, quantidade de produto e acondicionamento. “Não queremos fazer os silos em locais que são tecnicamente inviáveis”, diz Daniela.

Os silos feitos nas propriedades constituem de escavações que servem para armazenar a silagem que irá alimentar o gado bovino durante todo o ano. Sem o auxílio da Prefeitura, os produtores teriam que arcar com os custos da construção do depósito ou encontrar outras maneiras de armazenamento e alimentação do gado.




Pular para o conteúdo