Agricultores do Proder preparam a colheita da batata-doce

28 de março de 2023

Agricultores atendidos pelo Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) da Prefeitura de Francisco Beltrão que aderiram ao cultivo comercial de batata-doce preparam a colheita da primeira safra. Trata-se de mais uma importante cadeia produtiva incentivada pelo programa, gerando renda para os produtores.

Na localidade de Linha Piracema alguns produtores estão com a cultura pronta para ser colhida. Cultivaram variedades com certificação da Embrapa (BRS Rubissol, BRS Cuia e BRS Amélia). Na Linha União outros produtores estão organizando o matrizeiro de mudas dessas variedades para realizar o plantio no início da Primavera.

Conforme o coordenador do Proder, Antonio Cezar Soares, são materiais de excelente qualidade, com alta produtividade e livres de doenças. “São variedades com potencial de produção superior a 40 toneladas por hectare, num período de 120 a 140 dias, dependendo da variedade”, explica o coordenador.

Além de viabilizar a assistência técnica, a prefeitura auxilia no transporte da produção até os atacadistas locais e regionais. Antonio Cezar relata ainda que alguns equipamentos para tornar o plantio e a colheita mecanizados estão sendo analisados, tendo em vista que dessa forma será possível ampliar a área de cultivo e otimizar a mão-de-obra disponível em outras etapas do trabalho com a cultura.