Educação no Trânsito

10 de fevereiro de 2017

Na semana em que começam as aulas na rede municipal de ensino de Francisco Beltrão, o Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran) também inicia uma campanha educativa de trânsito em todas as escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), abrangendo mais de dez mil crianças e adolescentes. A iniciativa conta com a parceria da Polícia Militar e dos clubes de Rotary 3º Milênio e Urio Park.

De acordo com Marilda Galvan Ribeiro (foto), diretora do Debetran, serão realizadas ações educativas voltadas para a segurança das crianças no trânsito. “Vamos mobilizar a sociedade, as famílias, para que todos possam dar o melhor exemplo para os filhos”, relata a diretora de trânsito. Os agentes de trânsito irão passar em todas as salas de aula para falar sobre os cuidados necessários no trânsito, focando principalmente o transporte das crianças, sejam pedestres, ciclistas ou passageiros de motos, carros, vans e ônibus.

Além disso, na saída dos alunos, será realizasa blitz educativa e entregue  material impresso com orientações. “Nossa meta no Debetran é priorizar a educação no trânsito e atuar intensamente na engenharia do tráfego, com iniciativas que favoreçam toda a comunidade”, comenta Mari. Também enfatiza que no caso desta campanha, o apoio da secretaria municipal de Educação também é de fundamental importância.

A programação começa nesta terça-feira (14) na Escola Municipal Bom Pastor e CMEI Dalva Paggi, no bairro Luther King. Na parte da manhã os agentes estarão nestes locais às 08h00 e a partir das 11h00. No período da tarde às 14h00 e a partir das 17h00. Na quarta-feira (15) na escola e CMEi do bairro Alvorada. Até o final de março o trabalho será realizado em todas as escolas, inclusive as localizadas no interior do município.