Ação enfoca mobilidade ativa

No sábado, dia 25, foi realizado em Francisco Beltrão um passeio por Mobilidade Ativa, ação que faz parte do cronograma de atividades desenvolvidas durante o Maio Amarelo e contempla o projeto de ciclo mobilidade da UTFPR (Universidade Federal Tecnológica do Paraná), contando com apoio do Departamento Beltronense de Trânsito e da Associação de Ciclistas Beltronense (ACB).

       Na sequência foram realizadas abordagens com o intuito de enaltecer a importância do respeito no trânsito e informar a distância de 1,5 metro de segurança lateral ao passar ou ultrapassar o ciclista, estabelecida no Art. 201 do Código de Trânsito Brasileiro.

       Marilda Galvan, diretora do Debertran, destaca a importância deste modal que vem se intensificando, seja por meio de sua utilização para deslocamento ou como prática de lazer, sendo extremamente necessário a realização de ações que visem a conscientização e o respeito entre todos no trânsito.

Mobilidade Ativa

       A mobilidade ativa, também denominada de mobilidade não-motorizada, é uma forma de mobilidade para transporte de pessoas ou bens que faz uso unicamente de meios físicos do ser humano para a locomoção. Os meios de transporte ativos mais usados são andar a pé  e de bicicleta. A mobilidade ativa faz parte da mobilidade sustentável, sendo promovida predominantemente em meios urbanos. Por fazer uso apenas da força física do ser humano, é também a energeticamente mais eficiente.




Skip to content