Curso de libras ajudará servidores no atendimento a surdos-mudos

5 de novembro de 2013

Da assessoria

Vinte e cinco servidores de várias secretarias participaram da capacitação oferecida pela Assistência Social

Vinte e cinco servidores de várias secretarias participaram da capacitação oferecida pela Assistência Social

Em Francisco Beltrão, a Prefeitura já conta com servidores capacitados para atender surdos-mudos em vários setores. Um curso promovido pela Secretaria de Assistência Social ofertou 40 horas de treinamento gratuito a cerca de 25 servidores que, durante um mês se encontraram ao menos três vezes por semana para aprender a nova língua.

Segundo a secretária Ana Lucia Manfrói, a comunicação com deficientes auditivos era uma necessidade no atendimento de vários setores. “Creio que isso seja um avanço, um diferencial no tratamento às pessoas com algum tipo de deficiência e que as tornará mais independentes, uma vez que não precisarão ter consigo um intérprete”, explicou Ana. O curso teve duração de 40 horas e terminou na semana passada.

Para a professora Vera Beatriz Fernandes, que ministrou as aulas, apesar de básico, o curso é suficiente para a compreensão de vocabulários em libras. “A língua brasileira de sinais é uma língua oficializada e bastante complexa, mas com o curso básico é possível ter o entendimento dos sinais e, com treino, até iniciar uma conversa”, diz.




Pular para o conteúdo