Concurso de Literatura

22 de maio de 2017

Foi lançado na manhã desta segunda-feira (22), no Espaço da Arte, o 11º Concurso Francisco Beltrão de Literatura, uma promoção conjunta do Município de Francisco Beltrão, através do Departamento de Cultura, Núcleo Regional de Educação e Jornal de Beltrão.

Neste ano o concurso terá como tema “A Identidade Rural na Urbanização do Sudoeste do Paraná”. As inscrições já estão abertas e vão até 31 de agosto. Os trabalhos podem ser escritos na forma de poesia ou conto, obedecendo o tema proposto, bem como na categoria livre.

Estudantes também concorrem em categoria específica, divididos entre Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, e Ensino Médio. Interessados devem entregar seus trabalhos na sede do Departamento de Cultura, no Espaço da Arte.

O resultado será apresentado durante a Semana da Leitura, de 2 a 6 de outubro, quando serão distribuídos R$ 12 mil em dinheiro aos trabalhos premiados. “O objetivo deste tema é resgatar um pouco da história das pessoas que compõem, que colonizaram o Sudoeste, que na sua maioria vieram do meio rural ou tem famílias que ainda residem no interior”, afirma Mariah Ivonete Silva, diretoria do Departamento de Cultura.

Para o jornalista Ivo Pegoraro, um dos idealizadores do concurso, trata-se de uma oportunidade de contar as história das mudanças ocorridas na região nas últimas décadas. “A nossa população era predominantemente rural e hoje é urbana. Isso quer dizer que muitos dos que moravam no meio rural vieram pra cidade. Como aconteceram estas histórias? Está aí uma oportunidade prá contar”, comenta.
O 11º Concurso de Literatura tem o apoio da Acefb, Centro de Letras de Francisco Beltrão, Consisanet, Engebel, Ítalo Supermercados, Livraria Fonte Nova, Marel, Muralha Contabilidade, Sonata Escola de Música e Cooperarte.20170522_085949




Pular para o conteúdo