Beltrão realiza a Noite dos Escritores

       A 3ª edição da Noite dos Escritores Beltronenses aconteceu na sexta-feira (12), no Espaço da Arte, com promoção da Prefeitura de Francisco Beltrão e do Departamento de Cultura. Neste ano o homenageado foi o jornalista, historiador e pesquisador Hermógenes Lazier (in memoriam), que foi representado pelo filho Tulio e pelo neto Igor.

        Foram lançadas as obras de Aline Tortora de Oliveira, Cleusa Piovesan, Elóis de Arruda Rodrigues, os 60 anos da Guarda de São Cristóvão, Joceane Priamo, José Carlos Vandresen, Maicon Machado, Richardi Zajaczkowski e Rui da Cunha Machado. A abertura contou com a participação do Coral Municipal e no encerramento teve apresentação do grupo adulto de dança do CTG Recordando os Pagos.

       Dentre as autoridades e convidados presentes a Desembargadora Ilce Marcelina Bernardi Lora, Presidente do TRT do Paraná, diretor de Cultura Vilmar Mazzetto, vereador Cidão Barbiero, assistente técnico do Núcleo Regional de Educação, Paulo Schwalm, presidente do Centro de Letras de Beltrão, Ivo Pegoraro, e o membro efetivo do Centro de Letras do Paraná, Cláudio Loes.  

Confira os livros lançados no durante o evento:

– Aline Tortora de Oliveira : Cultura e Identidade, Descendentes de Italianos no Interior do Paraná

– Cleusa Piovesan: Literatura Inspira Poemas

– Elóis de Arruda Rodrigues: Veritas Vos Liberabit

– Guarda de São Cristóvão: 60 Anos em Beltrão

– Joceane Priamo: Francisco Beltrão em Versos e Sonhos

– José Carlos Vandresen: Saberes, Inovação, Relacionamento e Governança nas Cooperativas Cresol

– Maicon Machado: Um Devocional Sobre a Pregação do Evangelho

– Richard Zajaczkowski: Os Retumbantes

– Rui da Cunha Machado: Memórias do Tradicionalismo  

                                        Hermógenes Lazier

      Durante o evento foi prestada homenagem in memoriam para Hermógenes Lazier, falecido em 2009. A placa de homenagem foi entregue pelo diretor de Cultura Vilmar Mazzetto e pela coordenadora do evento, Jane Paloschi. Todos os anos a organização presta homenagem para uma personalidade da literatura beltronense.

      Jornalista, contador, professor, historiador e pesquisador, Hermógenes é natural de União da Vitória e chegou em Francisco Beltrão em 1969. Foi secretário municipal de Administração de 1973 a 1976. Depois atuou como professor e se dedicou à pesquisa da história local, com ênfase na Revolta dos Posseiros de 1957 e as disputas por terras.

       Dentre suas obras estão os livros Análise Histórica da Posse de Terra no Sudoeste, lançado em 1986, e Paraná – Terra de Todas as Gentes e de Muita História, lançado em 2003. Em janeiro de 2009 foi homenageado pelo município com o nome da Arena Cultural localizada no Parque de Exposições Jayme Canet Júnior. Agora recebeu mais uma homenagem durante a 3ª Noite dos Escritores. 




Skip to content