Com apoio da Prefeitura, APL de Alumínio pleiteará certificação do Inmetro

8 de julho de 2014

Prefeito Cantelmo Neto, o vice Eduardo Scirea e a secretária de Desenvolvimento, Jovelina Chaves, receberam representantes do setor nesta semana

Dezesseis empresas beltronenses que produzem utensílios de alumínio e que integram o Arranjo Produtivo Local (APL) do setor serão beneficiadas com incentivos financeiros da Prefeitura, através do Sebrae, para a certificação dos produtos junto ao Inmetro. Em reunião nesta semana, a entidade apresentou a realidade do setor – que emprega mais de 500 pessoas somente em Beltrão – e o diferencial que a certificação trará aos produtos da região.

“O que pretendemos é assegurar a permanência e a competitividade das empresas beltronenses no mercado nacional de alumínio por meio do Sebrae, que auxiliará no processo de certificação”, explicou o prefeito Antonio Cantelmo Neto. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Jovelina Chaves, e o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Eduardo Scirea, também acompanharam o encontro.

Uma portaria federal estabelece a certificação de utensílios domésticos em alumínio. Todas as empresas do setor terão que se adequar ao padrão nacional de qualidade, realizando pré-testes e testes em laboratórios credenciados ao Inmetro, além da certificação junto a uma OCP (Organismo de Certificação de Produtos).

Todo esse processo, além de burocrático, tem um elevado custo para as empresas, mas abrirá novos mercados para os produtos locais, segundo avalia o coordenador do APL, Ademar Pastre. “A certificação é uma exigência que beneficia os consumidores, que poderão ter acesso a produtos com padrão de qualidade, e que também possibilitará a expansão de mercado, inclusive para exportação das empresas que estiverem regularizadas”, diz.

Em Beltrão, somente a Alcast possui a certificação do Inmetro, que atualmente é exigida apenas para as fabricantes de panelas de pressão. Das 16 empresas integrantes da APL, ao menos 11 empregam entre dez e 20 funcionários. O Sudoeste é o segundo maior polo produtor de utensílios em alumínio do país.