Beltrão deverá receber R$ 160 milhões em investimentos este ano

29 de janeiro de 2014

Número foi apresentado pelo prefeito em exercício, Eduardo Scirea, durante reunião com a imprensa local e representa cerca de 80% do orçamento anual

O prefeito em exercício, Eduardo Scirea, apresenta à imprensa os investimentos que serão feitos em Beltrão este ano pelo governo federal, estadual e prefeitura e que devem chegar a R$ 160 milhões

Em um café que reuniu profissionais de praticamente todos os veículos de imprensa de Francisco Beltrão, o prefeito em exercício, Eduardo Scirea apresentou o plano de metas para 2014. No encontro, realizado na Amsop, o destaque ficou por conta do volume de investimentos que o município deverá receber este ano, que poderá chegar a R$160 milhões, a grande maioria oriundos de parcerias com outras esferas governamentais.

Somente o governo federal, por exemplo, deve injetar R$ 123,5 milhões, o governo do Estado mais 20 milhões e o município R$ 13 milhões. Ainda tem R$ 3,6 milhões resultante de emendas parlamentares. “O valor não é exato: pode variar para mais ou para menos, mas essa é a maior quantidade de recursos que Beltrão já recebeu em um único ano”, destacou Scirea em sua fala.

Para ter uma ideia, o orçamento do município para 2014 é de R$198 milhões e destes, apenas os R$13 milhões da Prefeitura são contabilizados. O resto não entra na conta do orçamento por ser investimento de outras esferas. Dos R$198 milhões do orçamento, ainda tem R$15 milhões do Prevebel, o fundo de previdência dos servidores, e cerca de R$ 5 milhões da Câmara; o restante é considerado despesa de custeio.

O maior investimento será a construção de mil moradias para famílias de baixa renda, com recursos do governo federal e participação do Estado e da Prefeitura, ao custo total de mais de quase R$ 70 milhões. Do governo federal também são os recursos para a construção de 11 novas unidades de saúde e reforma de outras nove; para o aeroporto municipal – que está no Programa de Aviação Regional – e para a construção de cinco novas escolas.

Por várias vezes Scirea fez referência ao prefeito Cantelmo Neto, que está de licença, e destacou também os resultados do primeiro ano, como o fato de a Prefeitura ter fechado as contas do ano com arrecadação 11,5% maior e economia de 3% em despesas, além da retomada da liderança regional em retorno de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias) e na geração de empregos.

Beltrão é cidade grande

O sistema binário implantando na segunda-feira nas ruas Curitiba e Tenente Camargo teve destaque especial durante o encontro. Respondendo a perguntas sobre o sistema, Scirea disse que a população precisa entender que “Beltrão é uma cidade grande” e ajustes precisaram ser feitos ainda no primeiro dia. “Tem coisa que na prática a gente precisa adequar”, resumiu.