Ministro e representantes da ONU estarão em Beltrão para evento sobre cidades resilientes

16 de junho de 2015

Da assessoria

Cerca de 500 pessoas devem participar do Simpósio de Defesa Civil e Cidades Resilientes, que acontece nesta quinta-feira (18) em Francisco Beltrão. O evento atrairá participantes de toda a região Sul do país e terá a participação do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e do chefe regional das Américas para redução de desastres da ONU (UNISDR), David Stevens.

Durante todo o dia, especialistas, autoridades e coordenadores municipais de Defesa Civil irão debater a capacidade de resistência, absorção e recuperação de locais afetados por catástrofes, tema central do conceito de cidades resilientes.

“Esse é um assunto que vem sendo debatido em âmbito internacional e nós, que nos últimos anos já avançamos muito nesta questão, agora estamos nos estruturando para sermos uma cidade resiliente, capaz de se preparar e lidar com catástrofes naturais e sinistros”, explica o secretário de Assuntos Estratégicos e coordenador da Defesa Civil em Beltrão, José Carlos Vieira.

Além da Prefeitura, o Simpósio também tem a organização do 3º SGBI do Corpo de Bombeiros, da Coordenadoria Regional de Defesa Civil (Coredec), Unioeste, Unipar e UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). O evento é apoiado ainda pelo Sicoob, Acefb, Ministério Público Estadual, Ministério da Integração Nacional, Exército Brasileiro, Amsop, UNISDR e Gelisa Lise Assessoria de Eventos.

Os participantes do evento irão elencar ao menos três metas para o município na prevenção de fenômenos naturais.

 

Palestras

O evento será realizado no auditório da Unioeste e contará com outros palestrantes de renome, como o coordenador da campanha de Cidades Resilientes no Brasil pela ONU, Sidnei Furtado, e o ten-cel. Edemilson de Barros, coordenador executivo de Proteção e Defesa Civil do Paraná. Palestra ainda o cel. José Roberto Rodrigues de Oliveira, secretário chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil de São Paulo, além do dr. Wagner Aguiar, professor da UTFPR.

As inscrições podem ser feitas através do site do evento – www.simposiodefesacivil.org – onde também estão as informações sobre palestras e participação no simpósio.




Pular para o conteúdo