ACS vão orientar sobre Coleta de Reciclados

2 de maio de 2017

000_6927

Nesta terça-feira, 02, a Secretaria Municipal de Saúde reuniu nas dependências do Espaço do Arte todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das áreas rural e urbana do município de Francisco Beltrão. Foram estabelecidas estratégias de parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para a realização de trabalho educativo junto à população para orientar sobre a coleta seletiva de lixo. Durante as visitas domiciliares os ACS vão entregar panfletos educativos e aplicarão questionário para avaliar o grau de conhecimento quanto ao destino correto dos resíduos.

Também foi realizada capacitação com as equipes do Serviço de Assistência Especializada e do Centro de Testagem e Aconselhamento, com a enfermeira Lia Beatriz Azevedo e psicóloga Claudia Antonelli sobre fluxo de atendimento aos Portadores de HIV, Hepatites Virais, Sífilis, Tuberculose e Hanseníase. A intenção é que os ACS estejam preparados para acolher e esclarecer dúvidas dos usuários sobre o funcionamento dos serviços, dos exames realizados e tratamentos disponibilizados pelo SUS. Foi solicitado empenho de todos na Campanha de Vacinação contra Influenza, com esforços centrados nos grupos prioritários, especialmente crianças, idosos, gestantes e puérperas.

Outro tema tratado foi relacionado a definição do calendário de capacitações. Ficou definido que na próxima quarta-feira, dia 10 de maio, acontecerá evento voltado para Saúde do Trabalhador Rural onde todos os ACS da área rural devem participar e convidar os agricultores para a atividade. Também na próxima semana, de 8 a 12 de maio,  o Detran-PR realizará capacitações dos agentes com Tema Saúde e Transito.

O município possui 168 agentes comunitários de saúde, distribuídos em todos os bairros da cidade. A categoria atua em ações de promoção e proteção da saúde. De acordo com Fernando Pauli, diretor da secretaria e coordenador do encontro, “esses profissionais bem capacitados auxiliam a população nas ações de cuidado a saúde individual e coletiva”.