Ações em Beltrão conscientizam sobre a Fibromialgia

12 de maio de 2022

A Prefeitura de Francisco Beltrão, através da secretaria municipal de Saúde, e o Grupo de Apoio aos Fibromiálgicos realizam ações todos os anos para lembrar a passagem do Dia Municipal da Fibromialgia. Trata-se de uma condição clínica crônica que se manifesta com dor difusa e pode estar associada a outras manifestações como alterações do sono e da memória, cansaço, alterações intestinais e transtornos mentais como depressão e ansiedade.

Com o objetivo de conscientizar sobre essa doença, existe a Lei Municipal nº 4.691/2019 que instituiu o Dia Municipal da Fibromialgia, celebrado anualmente em 12 de maio. Para contribuir na conscientização e divulgação de informações sobre a doença, a secretaria municipal de Saúde e a coordenação do Grupo de Apoio aos Fibromiálgicos organizou algumas ações.

Nesta quinta-feira, dia 12, no Espaço da Arte, foi realizada uma capacitação para os médicos da atenção primária a saúde sobre diagnóstico e conduta de Fibromialgia. O ministrante foi o médico Tiago Malucelli. Nas unidades de saúde foram disponibilizados fôlderes para que a população tenha acesso às informações e conscientização sobre a doença. A Torre da Concatedral está com iluminação na cor roxa, símbolo alusivo da fibromialgia. Esta iniciativa é do Departamento Municipal de Turismo.

A Comissão da Câmara Técnica de Saúde e Bem Estar do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Condef) solicitou apoio da Associação Empresarial para fomentar junto as empresas associadas a utilização da cor roxa nas vitrines para reforçar a campanha de conscientização. “São iniciativas importantes para que a nossa população tenha um conhecimento maior sobre a doença e, principalmente, seja conscientizada e orientada”, comenta Jacqueline Vergutz Menetrier, que comanda interinamente a secretaria municipal de Saúde.