Ação conjunta orienta motoristas em frente a escolas

24 de setembro de 2013

 

 Ministério Público, Debetran e Polícia Militar estão orientando os condutores, mas na próxima semana iniciarão blitze fiscalizadoras

 

Da assessoria

Em todas as escolas existe sinalização que disciplina sobre o embarque e desembarque de alunos

Em todas as escolas existe sinalização que disciplina sobre o embarque e desembarque de alunos

Motoristas que param em frente às escolas para o embarque e desembarque de alunos estão, nesta semana, sendo alvos de blitze educativas realizadas em várias instituições da cidade pelo Departamento Beltronense de Trânsito, Ministério público e Polícia Militar. Nesta segunda-feira, por exemplo, o grupo orientou motoristas na rua Pernambuco, mas a partir dos próximos dias começará a autuar os condutores que descumprirem as regras para embarque e desembarque em frentes às escolas.

Nos dois últimos meses, o Ministério Público averiguou a existência de sinalização apropriada em todas as escolas da cidade e agora está verificando se os condutores estão cumprindo-as. “O MP instaurou um procedimento e verificou que a sinalização das ruas no entorno das escolas, públicas e particulares, existe, mas é preciso que seja respeitada”, explica o dr. Eduardo Simões Monteiro, promotor público.

Durante a ação, infrações como parada sobre a faixa de pedestre para o desembarque de crianças e o estacionamento de forma incorreta, já que em muitas escolas existe uma faixa exclusiva para embarque e desembarque, foram observadas e os condutores orientados. Nestes procedimentos, observa o promotor, o motorista não pode sair do veículo e nem desliga-lo, apenas deixar a criança e, usando do bom senso, até pode esperar alguns segundos visualizando o aluno até sua entrada no estabelecimento.

Para o diretor do Debetran, Rudimar Czerniaski, as ações educativas dão resultados positivos em boa parte dos condutores, mas também é preciso agir fiscalizando-os. “A gente procura orientar os condutores que arrumam um jeitinho de burlar aquilo que disciplina a sinalização, mas também estaremos fiscalizando estes locais para melhorar o fluxo, principalmente nos horários de pico”, afirma Czerniaski.

Parar o veículo no meio da rua é infração de trânsito grave, rende cinco pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 127, já estacionar em local destinado ao embarque e desembarque é infração média, de quatro pontos na carteira e multa de R$ 85, além da remoção do veículo.

 




Pular para o conteúdo