Triturador de Galhos

8 de maio de 2017

O triturador de galhos utilizado pela secretaria municipal de Meio Ambiente voltou a ser utilizado nesta semana, depois de passar por reparos. Como o equipamento é importado, as peças para reposição precisam ser importadas. De acordo com o secretário Adriano David, o motor teve avaria no bloco, que precisou ser substituído de forma integral. O investimento para a recuperação foi de R$ 34 mil.

Devido a todo o processo para a legalização da importação das peças, a recuperação levou cerca de três meses. Com isso, aumentou a quantidade de galhos depositados nas calçadas.  A partir de agora, conforme David, o trabalho está sendo normalizado. A secretaria está definindo um calendário de trituração para ser feito de maneira uniforme durante todo o ano e não somente no inverno, como acontecia anteriormente.

A principal recomendação é que a população respeite o cronograma e não faça a poda das árvores internas dos terrenos fora da época correspondente ao seu bairro, pois é impossível atender toda a cidade de forma simultânea, em função do grande número de árvores e da extensão territorial urbana.

O secretário também relata que atualmente existe somente uma equipe para a realização deste trabalho. No entanto, uma segunda equipe será treinada para o procedimento. Nos dias 22 e 23 deste mês de maio as equipes passarão por treinamentos teórico e prático. O curso será ministrado por professores do curso de engenharia florestal da UTFPR.

Poda de árvores nos passeios

Adriano David também alerta que a poda das árvores nos passeios e praças públicas só pode ser feita pelas equipes da prefeitura. O objetivo, segundo ele, é evitar que o procedimento ocorra de forma errônea e, principalmente, evitar a poda drástica. “A poda feita por pessoas não autorizadas se caracteriza crime ambiental”, enfatiza Adriano.

IMG-20170505-WA0064




Pular para o conteúdo