Prefeitura de Beltrão atualiza plano de resíduos sólidos

28 de março de 2022

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PGIRS é uma das exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, Lei nº 12.305/2010. Os planos de resíduos sólidos devem abranger o ciclo que se inicia desde a geração do resíduo, com a identificação do ente gerador, até a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, passando pela responsabilização do setor público, titular ou concessionário, do consumidor, do cidadão e do setor privado na adoção de soluções que minimizem ou coloquem fim aos efeitos negativos para a saúde pública e para o meio ambiente em cada fase do “ciclo de vida” dos produtos.

Em Francisco Beltrão, desde 2012 a prefeitura vem atendendo a PNRS, sendo que naquele ano elaborou um diagnóstico da gestão de resíduos do município. Neste ano de 2022 os técnicos da secretaria municipal de Meio Ambiente estão realizando estudos técnicos e levantando dados ligados a todos os tipos de resíduos gerados no município, diagnosticando as responsabilidades de cada gerador e da sua destinação final.

O levantamento diz respeito desde a geração de rejeitos domiciliares, da limpeza pública, da coleta seletiva, dos resíduos especiais, da situação do aterro sanitário municipal, entre outros, com dados quantitativos e projeções de soluções futuras para a gestão dos resíduos sólidos.

A secretaria tem diversos técnicos com formações didáticas, como engenheiros ambientais, biólogos, geógrafos e engenheiros químicos com conhecimento e total capacidade para elaborar esse estudo técnico. De acordo com Vilmar Rigo, diretor da secretaria, “essas informações são de vital importância para os planejamentos futuros no que diz respeito as estruturas que serão necessárias para a execução das ações e atividades voltadas a gestão de resíduos sólidos do município”.