Plano de Arborização

27 de julho de 2017

Nesta semana foi realizada a segunda reunião da câmara técnica que está definindo o Plano de Arborização Urbana de Francisco Beltrão. O encontro foi no escritório regional da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Foram definidas as espécies que serão utilizadas, de acordo com o porte e o local em que deverão ser plantadas, levando-se em consideração a altura no porte adulto, sistema radicular, arranjo de tronco e copa, resistência ao ataque de insetos ou fungos, assim como as espécies que não serão permitidas por potencial invasor e alergênico.

O grupo definiu 24 espécies  de árvores de pequeno, médio e grande porte, sendo a última indicada apenas para parques, praças ou locais específicos, considerando a fiação, largura de calçada, acessibilidade, canteiro central entre outros critérios. Também houve a definição sobre a distância das esquinas, espaçamento e largura mínima de calçada. Serão utilizadas mudas de grande porte, dentro de um plano de manejo de retirada das árvores comprometidas. Nas próximas semanas serão definidos outros critérios neste processo de elaboração do plano.

Integram a câmara Adriano David, biólogo e secretário de Meio Ambiente; Dalcy Salvatti, arquiteto e urbanista responsável pela atualização do plano diretor; Itamir Montemezzo, engenheiro civil e secretário de Urbanismo; Juan Artigas, engenheiro agrônomo e chefe regional da SEMA; Odenir de Barba, técnico em meio ambiente da SEMA e graduando em agronomia; José Wilson Carvalho, engenheiro florestal e técnico do Instituto Ambiental do Paraná; Luciana Pelizzaro, bióloga e professora coordenadora do curso de ciências biológicas da UNIPAR; Hernan Vielmo, engenheiro agrônomo e professor do curso de engenharia ambiental da UTFPR; e Valmor Werle, geógrafo e fiscal da secretaria municipal de Meio Ambiente.

ADRIANO




Pular para o conteúdo