Plano de arborização urbana

14 de junho de 2017

Nesta semana foi realizada a primeira reunião para debater a criação do Plano de Arborização Urbana de Francisco Beltrão, que terá a missão de definir as espécies de árvores que devem ser plantadas nos passeios, praças e outros locais públicos. O conselho é composto por profissionais ligados a órgãos municipais, estaduais e universidades.

O biólogo Adriano David, secretário municipal de Meio Ambiente, explica que a criação deste conselho já deveria ter ocorrido em 2012, por determinação do Ministério Público. Ele considera que as decisões do grupo são de suma importância para que, com o passar dos anos, a cidade tenha uma arborização adequada.

Adriano explica que atualmente a arborização urbana é composta basicamente por duas espécies, ligustro e canelinha, consideradas alergênicas e agressivas às calçadas e muros em função do seu sistema radicular. Outras espécies serão definidas e a substituição será feita de forma gradativa. Inclusive um bairro será escolhido para o desenvolvimento do projeto piloto.

A comissão é composta pelos seguintes profissionais: arquiteto Dalcy Salvatti (IPPUB); agrônomo Juan Artigas (diretor regional da Sema); biólogo Adriano David (secretário de Meio Ambiente); professor e agrônomo Hernan Vielmo (UTFPR); professora e bióloga Luciana Pellizzaro (coordenadora do curso de biologia da Unipar); engenheiro florestal José Wilson Carvalho (IAP); engenheiro civil Itamir Montemezzo (secretário de Urbanismo); técnico em meio ambiente Odenir de Barba (Sema) e o geógrafo Valmor Werle (secretaria municipal de Meio Ambiente).

IMG-20170613-WA0023




Pular para o conteúdo