Centro de Zoonoses vacina cães e gatos no Padre Ulrico

1 de julho de 2022

Na próxima semana, de 4 a 8 de julho, uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Francisco Beltrão estará no Centro Comunitário do Bairro Padre Ulrico realizando gratuitamente a vacinação e desverminação de cães e gatos. Todos os moradores daquela região podem levar os seus pets para que sejam imunizados. O atendimento será das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h00.

De acordo com o médico veterinário Luiz Carlos Tourinho, no caso dos cães será disponibilizada a vacina contra a raiva e a múltipla, contra as demais doenças. Para gatos será feita a vacina contra a raiva. Também explica que além da vacinação, será realizado o cadastramento para a futura castração. “No momento vamos vacinar e posteriormente, com base neste cadastro, voltaremos ao bairro com o Castramóvel para realizar a campanha de castração”, comenta.

Tourinho relata ainda que a meta é levar o serviço para outras regiões da cidade. “O prefeito Cleber Fontana nos solicitou que o trabalho itinerante seja fomentado e estamos elaborando um calendário para levar a nossa estrutura para outros bairros, disponibilizando vacinas e castração de cães e gatos”, diz o médico veterinário.

O Centro de Apoio ao Controle de Zoonoses e Bem Estar-Animal foi colocado em funcionamento pela prefeitura em 2019, priorizando o atendimento de animais de rua e de famílias em situação de vulnerabilidade. As ações são focadas na prevenção e controle de doenças que podem ser transmitidas dos animais para as pessoas, além do controle do aumento da população de cães e gatos. As atividades são coordenadas pela secretaria municipal de Meio Ambiente.