Catadores de recicláveis se ferem com vidros

Num intervalo curto de tempo, três trabalhadores da Associação dos Catadores de Papel de Francisco Beltrão (ASCAPABEL) foram vítimas de acidentes enquanto realizavam a coleta dos resíduos. Todas as situações envolveram lesões por cortes foram provocadas pelo contato com cacos de vidro não adequadamente acondicionados, gerando a necessidade de afastamento do trabalhador até a sua recuperação.

Em função dos problemas registrados, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente emitiu um comunicado como forma de conscientizar as pessoas. O secretário Adriano David destaca que o município de Francisco Beltrão tem evoluído em relação ao encaminhamento dos resíduos passíveis de reciclagem ao Programa Municipal de Coleta Seletiva.

O empenho da secretaria tem produzido efeitos bastante positivos em termos de gestão de resíduos sólidos, promovendo benefícios sanitários, ambientais e sociais. As instruções fornecidas para que todos gerenciem seus resíduos de forma correta na grande maioria das vezes é seguida pela população.

No entanto, algumas pessoas não tem dado a devida atenção à determinadas situações, ocasionando acidentes aos catadores, principalmente, no momento da coleta. A secretaria reforça os cuidados que devem ser tomados para que acidentes sejam evitados:

Vidro quebrado: embrulhe com várias camadas de jornal, inserindo dentro de recipiente rígido com tampa ou caixa de papelão identificada. No momento do descarte, não deixe o material diretamente em contato com sacolas plásticas, sem a devida proteção;

Espinhos, pregos e demais materiais perfurantes e cortantes: coloque dentro de garrafa PET, com tampa, ou no interior de latas metálicas com tampa;

Tampas de latas de aço, como conservas e óleo: empurre a tampa para dentro da lata, de modo que não fiquem expostas as partes cortantes;

Cães bravos: Mantenha os cães amarrados ou os portões sempre bem fechados. Deixe seu lixo fora do alcance dos cães. Os profissionais estão orientados a não realizar a coleta se o cão oferecer risco.

Lembre-se, a segurança dos catadores também depende de você!




Skip to content