Semana do Meio Ambiente

2 de junho de 2022

Nesta quinta-feira (02) aconteceu a abertura da programação da Semana do Meio Ambiente de Francisco Beltrão, organizada pela prefeitura, através da secretaria municipal de Meio Ambiente. O objetivo é marcar a passagem do Dia Mundial do meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. As atividades prosseguem até segunda-feira, dia 6. A solenidade de abertura foi no auditório do Ecomuseu Jorge Baleeiro de Lacerda, que é referência ações ambientais no Sudoeste.

O ato contou com as presenças do prefeito Cleber Fontana, do chefe regional do IAT, Adriano David, do vereador Ronaldo Bizotto, do diretor da secretaria de Meio Ambiente, Vilmar Rigo, juntamente com a equipe da secretaria, alunos do curso técnico em meio ambiente do Colégio Tancredo Neves, e representantes de diversos órgãos e entidades, especialmente ligados ao meio ambiente.

Na oportunidade o prefeito relatou que a prefeitura vem realizando muitos projetos e investimentos neste setor. “Além de ações de educação, temos um sistema de coleta de lixo orgânico e de recicláveis que vem obtendo importantes avanços, o nosso aterro sanitário cumpre todas as exigências ambientais, o saneamento básico também tem tido ganhos importantes e chegando a mais regiões da cidade, além de muitos projetos que estamos implementando”, relata o prefeito.

Cleber também enalteceu a conquista de R$ 1 milhão junto ao Governo do Estado para investimentos em projetos ambientais. Os recursos foram viabilizados nesta semana pelo deputado Ademar Traiano, presidente da Assembleia Legislativa. “Além deste recurso, também fizemos uma parceria com a Sanepar para ampliar em 10 quilômetros a nossa rede coletora de esgoto”, enfatiza o prefeito. Durante a abertura Vilmar Rigo também fez uma apresentação sobre os trabalhos da secretaria e os principais projetos do setor ambiental.

Programação

Nesta sexta-feira, dia 3, das 09h00 às 17h00, no Calçadão e no Poupa Tempo do São Miguel e da Cidade Norte, haverá recebimento de lixo eletroeletrônico, óleo de cozinha usado e vidros, além da distribuição de mudas de árvores nativas. No Calçadão também será realizada a  campanha de orientação sobre separação de resíduos domiciliares. Na segunda-feira, dia 6 de junho, a partir das 08h00, será realizada a limpeza nas margens da Avenida Dom Agostinho Sartori, do Trevo da Cattani até a peixaria.