Beltrão realiza a Semana do Meio Ambiente

2 de junho de 2023

Ana Nesi Tortelli, secretária de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal

Nesta segunda-feira, 05 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o objetivo de sensibilizar a população para valorizar e preservar os recursos naturais. A data foi instituída em 1.972 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Durante a próxima semana a Prefeitura de Francisco Beltrão, através da secretaria municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, realizará várias atividades, envolvendo a comunidade.

      “Os seres humanos são responsáveis pelas mudanças no meio ambiente, caso da poluição e perda de biodiversidades, por isso é importante levarmos informações sobre a necessidade da preservação e a responsabilidade de cada cidadão neste sentido”, explica a secretária da pasta, Ana Paula Nesi Tortelli.

       A abertura será nesta segunda-feira, dia 05, às 09h00, no auditório do Ecomuseu Jorge Baleeiro de Lacerda. Na sequência será realizada palestra com o tema “Educação Ambiental em Francisco Beltrão”. Também nesta segunda-feira, das 13h30 às 16h30, no Calçadão, tem a feira de adoção de pets abrigados no Centro de Controle de Zoonoses.

       No dia 06, terça-feira, às 09h00, no Ecomuseu, será trabalhado o tema “Licenciamento Ambiental Municipal e Estadual”, com a presença de empresas de consultoria ambiental e acadêmicos da UTFPR. Os mediadores serão Rafael Dal Zotto, diretor do IPPUB, Vilmar Rigo, diretor da secretaria municipal de Meio Ambiente, e Fabricio Citadin Nezi, do Instituto Água e Terra (IAT).

       No dia 7 de junho, quarta-feira, das 08h00 às 18h00, no Ecomuseu, tem o circuito de treinamento para o enfrentamento da esporotricose em estabelecimentos médico veterinários do Paraná. Trata-se de uma doença crônica e esporádica causada por um fungo presente no solo e na vegetação. Pode afetar diversas espécies de animais, incluindo cães e gatos, e ainda pode ser transmitida ao ser humano, ou seja, é uma zoonose. Participarão médicos-veterinários que atuam em clínicas, consultórios, hospitais, em atendimento domiciliar e com responsabilidade técnica em empresas do mercado pet.

       A iniciativa conta com parceria do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná, prefeitura, secretaria de estado da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Também no dia 7, das 09h00 às 17h00, no Calçadão, tem distribuição de mudas de árvores nativas e coleta de resíduos eletrônicos domiciliares, lâmpadas, óleo de cozinha usado e tecidos de jeans usados.

                           PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

05/06 – SEGUNDA FEIRA

09h00: Ecomuseu Jorge Baleeiro de Lacerda

– Abertura e palestra com o tema Educação Ambiental no Munícipio de Francisco Beltrão

Das 13:30 as 16:30 – Calçadão

– Feira de Adoção de Animais abrigados no Centro de Zoonoses

06/06 – TERÇA-FEIRA

Das 09h00 às 11h00 – Ecomuseu Jorge Baleeiro de Lacerda

– Licenciamento Ambiental Municipal e Estadual

Mediadores: Rafael Dal Zotto (IPPUB), Vilmar Rigo (SMMA) e Fabricio Citadin Nezi (IAT)

Público Alvo: Empresas de Consultoria Ambiental e UTFPR

07/06 – QUARTA FEIRA

Das 08h00 às 18h00 – Ecomuseu Jorge Baleeiro de Lacerda

– Circuito de Treinamento para o Enfrentamento da Esporotricose em Estabelecimentos Médico-Veterinários do Paraná

Promoção: Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR), Prefeitura de Francisco Beltrão, Secretaria da Saúde do Estado do Paraná e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Público Alvo: Médicos-veterinários que atuam em clínicas, consultórios, hospitais, atendimento domiciliar e responsabilidade técnica de empresas do mercado pet

Das 09h00 às 17h00 – Calçadão

– Coleta de Eletrônicos domiciliares, lâmpadas, óleo de cozinha usado e jeans usado

– Distribuição de mudas de árvores nativas




Pular para o conteúdo