Beltrão implanta Ecoponto de coleta de tecido jeans

27 de outubro de 2022

Uma parceria da Prefeitura de Francisco Beltrão, através da secretaria municipal de Meio Ambiente, Clubes de Mães, Câmara Técnica de Meio Ambiente do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Condef) e a Associação Empresarial, visa dar a destinação correta para tecidos do tipo jeans.

O objetivo principal é diminuir a quantidade de jeans que enviada ao aterro sanitário municipal e reutilizar em peças de artesanato produzidas pelos clubes de mães do município. A decomposição das calças jeans em geral é um processo muito lento e diminui a vida útil do aterro sanitário.

Os retalhos, quando limpos e selecionados, são passíveis de reciclagem e reutilização. Todos que quiserem contribuir com peças de jeans podem fazer a entrega do Ecoponto instalado no Espaço da Arte, onde funciona a coordenação  dos clubes de mães. No local são recebidas peças de jeans novas, usadas e retalhos de jeans.

Os clubes de mães, coordenados pela prefeitura, oferecem oficinas de aprendizagem para produção de bolsas, estojos e outros produtos feitos com sobras de jeans, realizados dentro das sedes dos clubes de mães.  A atividade possibilita a geração de renda com a venda dos produtos em feiras e bazares. A iniciativa também resulta num impacto significativo na parte ambiental.