Beltrão celebra o Dia do Meio Ambiente

5 de junho de 2023

A abertura da programação da Semana do Meio Ambiente de Francisco Beltrão aconteceu nesta segunda (05), no auditório do Ecomuseu Jorge Baleeiro de Lacerda. As atividades seguem até quarta-feira (07), com a coordenação da prefeitura, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal. Também nesta segunda-feira, no Calçadão, foi realizada a feira de adoção de pets abrigados no Centro de Controle de Zoonoses, além do repasse de orientações para a comunidade.

Durante a solenidade de abertura o prefeito em exercício Antonio Pedron enfatizou que a responsabilidade sobre a proteção na natureza é de toda a população mundial. “Temos que preservar para garantir os recursos naturais no futuro, dentre eles a água, que pode ser finita e precisamos dela para sobreviver”, disse Pedron. A secretária de Meio Ambiente, Ana Nesi Tortelli, explanou sobre as ações educativas que o município realiza, em especial na escola ambiental do Ecomuseu.

Nesta terça-feira, dia 06, às 09h00, no Ecomuseu, será trabalhado o tema “Licenciamento Ambiental Municipal e Estadual”, com a presença de empresas de consultoria ambiental e acadêmicos da UTFPR. Os mediadores serão Rafael Dal Zotto, diretor do IPPUB, Vilmar Rigo, diretor da secretaria municipal de Meio Ambiente, e Fabricio Citadin Nezi, do Instituto Água e Terra (IAT).

No dia 07, quarta-feira, das 08h00 às 18h00, no Ecomuseu, tem o circuito de treinamento para o enfrentamento da esporotricose em estabelecimentos médico veterinários do Paraná. Trata-se de uma doença crônica e esporádica causada por um fungo presente no solo e na vegetação. Pode afetar diversas espécies de animais, incluindo cães e gatos, e ainda pode ser transmitida ao ser humano, ou seja, é uma zoonose.

Participarão médicos-veterinários que atuam em clínicas, consultórios, hospitais, em atendimento domiciliar e com responsabilidade técnica em empresas do mercado pet. A iniciativa conta com parceria do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná, prefeitura, secretaria de estado da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Também no dia 07, das 09h00 às 17h00, no Calçadão, tem distribuição de mudas de árvores nativas e coleta de resíduos eletrônicos domiciliares, lâmpadas, óleo de cozinha usado e tecidos de jeans usados.

A frente de honra na solenidade de abertura foi composta pelas seguintes autoridades: Prefeito em exercício Antonio Pedron, com a esposa Rose; vereadores Tupy Prolo (presidente da Câmara) e Quintino Girardi; Tenente-Coronel Heitor Soster, comandante do 10º Grupamento de Bombeiros; Ana Paula Nesi Tortelli, secretária de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal; Mariah Ivonete Silva, secretária de Educação; Zéllio Casa, chefe regional do Instituto Água e Terra (IAT); Valdir Dalsente, gerente regional da Sanepar: Jean Zanella, coordenador da Comissão Técnica de Meio Ambiente da Associação Empresarial; Vilmar Rigo, diretor da secretaria de Meio Ambiente; e Neiva Ampolini, coordenadora do Ecomuseu. Também estavam presentes os vereadores Fernando Misturini, Oberdan Saretta, Ronaldo Bizotto e Silmar Gallina; dirigentes de órgão estaduais; representantes da UTFPR, campi de Beltrão e Dois Vizinhos; secretários municipais, diretores da prefeitura, professores e alunos do Colégio Vila Militar Vida e Ensino.