Receitas do governo municipal caíram 12% no primeiro bimestre

4 de março de 2015

Prefeito Cantelmo Neto e Patricia Millani, da Secretaria de Finanças, durante avaliação financeira mensal

O balanço financeiro da Prefeitura de Francisco Beltrão apresentou queda de receita nos primeiros dois meses do ano. Em todo o bimestre, as receitas advindas da arrecadação própria e de repasses e convênios com outras esferas governamentais caíram 12,6% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo o prefeito Antonio Cantelmo Neto, a diminuição de recursos já era esperada e é consequência da redução da arrecadação própria e dos repasses estaduais e federais. “Além da queda na arrecadação de tributos e impostos municipais, neste ano estamos tendo atrasos de repasses do Estado e da União, a exemplo do IPVA, que teve o vencimento adiado para abril”, explica Neto.

Em 2014, as receitas da Prefeitura somaram R$ 30,6 milhões entre janeiro e fevereiro, montante que caiu para R$ 26,7 mi neste ano. A redução vai na contramão da tendência de crescimento de receitas que o Município vinha tendo, como a do ano passado, 19% maior que em 2013.

O prefeito Cantelmo Neto já adiantou que pode tomar medidas de contingenciamento de recursos caso a queda de receitas perdure na próxima avaliação financeira, em abril. A primeira iniciativa caso a queda se acentue deverá ser a redução de horas extras do funcionalismo.