Prefeitura libera carnês do IPTU

10 de fevereiro de 2022

Prefeito Cleber Fontana com a equipe que fará a entrega de carnês do IPTU no Espaço da Arte

A Secretaria Municipal de Fazenda da Prefeitura de Francisco Beltrão informa que os carnês de IPTU do exercício 2022 já estão disponíveis pelo site do município. O carnê pode ser impresso em casa. Basta acessar (franciscobeltrao.pr.gov.br). Na tela tem banner IPTU com as instruções sobre como imprimir o carnê. Basta ter em mãos o número de inscrição municipal que consta em carnês de anos anteriores para acessar e imprimir.

A entrega presencial será feita a partir desta segunda-feira, dia 14 de fevereiro, no hall de entrada do Espaço da Arte e nas unidades do Poupa Tempo do bairro São Miguel e da Cidade Norte. A retirada deve ser feita até 15 de março. O contribuinte deve comparecer com um carnê de anos anteriores ou com os documentos do imóvel e pessoais, pois a impressão é feita na hora.

Se o proprietário for idoso ou possui alguma necessidade especial, um familiar poderá comparecer com os documentos para retirar o carnê. Nestes três locais o atendimento é prestado por 20 servidores do município. No Espaço da Arte o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h30. Nas unidades do Poupa Tempo, também de segunda a sexta, das 09h00 às 16h00, ininterruptamente. Todos devem comparecer de máscara.

Nesta semana o prefeito Cleber Fontana esteve no Espaço da Arte para verificar a  estrutura que foi montada para o atendimento da população a partir da próxima semana. De acordo com Fábio Wosniak, diretor do Departamento de Administração Tributária da Secretaria de Fazenda, a recomendação é que os contribuintes imprimam o carnê em casa. “Na nossa opinião é a opção mais tranquila devido a praticidade e sem enfrentar filas, mas também temos estes três locais para atender as pessoas que precisam”, relata o diretor.

O vencimento da primeira parcela é no dia 15 de março. Quem pagar à vista terá até esta data terá desconto de 10%. Também existe a possibilidade de parcelamento, de duas a seis vezes, dependendo do valor, com vencimentos nos dias 15 de março, 18 de abril, 15 de junho, 16 de agosto, 17 de outubro e 15 de dezembro. O IPTU pode ser pago nas lotéricas, nas agências bancárias ou por aplicativos bancários de celular.

Fábio informa que são mais de 35 mil imóveis ativos em Francisco Beltrão e os lançamentos superam R$ 35 milhões. Historicamente, segundo ele, mais da metade dos contribuintes efetua o pagamento à vista para se beneficiar do desconto. “Neste ano temos a expectativa que a maior parte dos pagamentos será em cota única, como aconteceu nos anos anteriores”, relata o diretor.