Mesmo sem atingir arrecadação prevista, Prefeitura fecha ano com contas no azul

27 de fevereiro de 2015

Alfonso Bruzamarello, secretário Luiz Geremia, Roberson Fieira, Elenir Maciel e Paulo Grohs na audiência pública em que a Prefeitura apresentou o balanço financeiro de 2014

A Prefeitura de Francisco Beltrão fechou as contas de 2014 com superávit orçamentário de R$ 3,9 milhões, segundo demonstrou o relatório apresentado nesta sexta-feira (27) pelo governo municipal à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores, durante audiência pública de prestação de contas.

O superávit foi mantido, apesar de o Município ter arrecadado 99,9% do previsto no Orçamento, resultado, segundo o prefeito Antonio Cantelmo Neto, da boa gestão dos recursos ao longo do ano. “Em um momento em que outras esferas governamentais tendem a adotar medidas de austeridade para equilibrar as contas públicas, conseguimos implementar um modelo de gestão que não esbanja os recursos municipais e nos proporciona manter todos os serviços sem adotar nenhuma medida de aumento real de impostos e taxas”, explica o prefeito Neto.

Em todo o ano, a Prefeitura arrecadou R$ 182,8 milhões e gastou R$ 178,9 mi. Além disso, realizou importantes investimentos, principalmente por meio de convênios, implementou o novo plano de carreira do funcionalismo público – que elevou o percentual da folha de pagamentos para 48,4% – e ainda repassou a totalidade de recursos a que a Câmara tem direito: R$ 2,4 milhões.

Mas apesar do aparente equilíbrio nas finanças, o governo municipal deve continuar mantendo o modelo de gestão de economia de recursos. “Há uma tendência natural de queda na arrecadação neste ano, por isso continuaremos mantendo a mesma postura frente aos gastos públicos do Município para não prejudicar os cidadãos de Beltrão”, conclui o prefeito Cantelmo Neto.

Saúde investiu 29% do Orçamento

A secretária de Saúde, Rose Mari Guarda, também apresentou o balanço quadrimestral das contas durante a audiência pública da pasta. Em todo o ano passado, o Município investiu 29,1% de todos os recursos próprios na área da saúde, índice maior que o mínimo de 25% preconizado em lei.

Entre os dados demonstrados, dois mereceram destaque: o de recursos aplicados na construção das 11 novas unidades de saúde e o da participação de cada ente governamental no pagamento das despesas em saúde. Em todo o ano, o governo federal aplicou R$ 34 milhões na saúde de Francisco Beltrão, frente R$ 28 mi da Prefeitura e R$ 785 mil do Estado.