Beltronenses pagaram R$ 126 milhões em impostos em 2015, mas tiveram retorno 61% maior

21 de janeiro de 2016

Orçamento do Município foi de R$ 77 milhões a mais que a quantidade de impostos, tributos e taxas pagos pela população

Retorno de impostos do Município reflete bom planejamento e força política local

Francisco Beltrão teve um retorno financeiro 61,5% maior que o valor arrecadado com impostos, taxas e tributos das três esferas governamentais em 2015. Durante todo o ano, a população do município pagou R$ 126 milhões, segundo o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), mas o orçamento municipal foi de R$ 203 milhões, um superávit de mais de R$ 77 milhões em retorno.

A diferença se deve a força política do governo municipal em buscar recursos que não são transferências obrigatórias, segundo explica o secretário de Planejamento, Gervásio Kramer. “Beltrão já tem uma situação privilegiada em retorno de impostos que são obrigatórios, como o repasse de ICMS pelo Estado e FPM pela União, mas especialmente em 2015 o Município firmou muitos convênios com o governo federal para obras que são recursos livres dentro de cada ministério e isso graças ao empenho da Prefeitura em formular projetos e ir a Brasília viabilizá-los”, comenta.

A maioria das obras que estão em andamento no município são fruto de convênios, como as seis escolas e 11 unidades de saúde em construção. Também são oriundas de projetos e busca de recursos obras como a pavimentação da avenida Água Branca, a nova sede da Associação Sensibilizar, o centro de eventos do Alvorada, o novo kartódromo, reformas em unidades de saúde, centro de recuperação de dependentes químicos e o calçamento de Seção Jacaré.

Em 2015, também aumentou o valor oriundo das transferências obrigatórias, reflexo do crescimento do município e do aquecimento da economia local. Além do retorno maior de ICMS, Beltrão passou a ter um novo índice para repasses do Fundo de Participação dos Municípios devido ao crescimento da população.

Ambiente positivo

O prefeito Antonio Cantelmo Neto considera que o aumento no retorno de impostos ao município é fruto da melhora dos repasses federais e estaduais e do esforço do governo municipal em buscar recursos diretamente nos ministérios ou através de emendas de deputados e senadores. “Estamos mantendo um ambiente economicamente positivo em Francisco Beltrão porque planejamos e fomos atrás de recursos que não viriam para o município e isso tem nos possibilitado trazer muitas das obras que hoje estão em andamento”, avalia Neto.

No próximo dia 1º de fevereiro, Cantelmo Neto apresenta o balanço financeiro do Município em 2015 na Câmara de Vereadores, durante a sessão parlamentar.