PREFEITURA DE BELTRÃO INCENTIVA EMPREENDEDORISMO

3 de março de 2023

A Sala do Empreendedor que esta vinculada à secretaria municipal de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, é um espaço em que a Prefeitura oferece aos Empreendedores, serviços relacionados a negócios, processo de registro e legalização de empreendimentos além de orientação de todas as entidades de apoio. O princípio básico da sala do empreendedor é reduzir a burocracia e simplificar a vida de quem deseja começar o próprio negócio.

Na semana passada a sala do empreendedor recebeu a Cristiane Raquel Antunes da Luz para obter informações sobre a abertura de uma Microempresa no segmento Microempreendedor Individual (MEI). Mas o que surpreendeu foi que o MEI não era para uma atividade que ela desenvolvia, mas uma atividade para o filho Kaleu que tem apenas 10 anos e é um verdadeiro empreendedor.

Kaleu Karloh nasceu no dia 02 de junho de 2012 e mora com a mãe Cristiane no bairro Água Branca, ele estuda no 6º ano no Colégio Estadual Cívico-Militar Beatriz Biavatti. Desde pequeno sempre gostou de fazer vendas, inspirado na mãe que além de manicure e maquiadora é vendedora, Kaleu gosta de vender para ter seu próprio dinheiro e ser mais independente.

Kaleu gosta de cozinhar e Cris começou a preparar outros pratos para supervisionar o filho, que nunca ficou sozinho na cozinha. Cris utilizava temperos e especiaria e Kaleu resolveu fazer umas misturas destes temperos e especiarias para facilitar a utilização na hora de preparar os alimentos. Ele providenciou condimentos com misturas testadas nos alimentos que ele preparava com a mãe e as pessoas que provaram a comida gostaram, começaram a perguntar se ele comercializava esta “mistura”.

Kaleu conta que resolveu preparam quantidades para vender. “Preparei quantidades maiores para vender para os amigos que pediam, vi que ganhava um dinheiro e precisava de mais suprimentos para fazer meus temperos prontos. Foi então que minha mãe resolveu me emprestar dinheiro para eu fazer um estoque e comprar embalagens. Já estou vendendo até pra fora da cidade, pois uma pessoa contou para outra e quem provava foi indicando e eu fui vendendo, os negócios cresceram rápido, faz pouco mais de um ano que comecei e já devolvi o valor investido no início e tenho um estoque pronto para ir vendendo”, relata Kaleu.

Um verdadeiro empreendedor com visão de futuro Kaleu pensa em continuar com os temperos da marca que ele mesmo criou “KC Condimentos”. No futuro ele deseja servir ao exército e estudar medicina veterinária, mas quer continuar com a empresa para ajudar nos custos dos estudos e também pelo fato de que gosta de cozinhar.

Cristiane conta que o que era um hobbie se tornou um negócio. “Kaleu sempre gostou de cozinhar e eu acabei aprendendo e testando novas receitas, mas o que realmente me surpreendeu foi o fato dele ter esta visão empreendedora com apenas 10 anos de idade. Meu filho aceitou o desafio de produzir em escala para vender e agora quer que os negócios cresçam cada vez mais, estamos estudando para desenvolver condimentos para quem tem alguma restrição na alimentação de especiarias, além dos nossos já aprovados temperos nos sabores tradicional e churras”, ressalta Cristiane.

KC Condimentos podem ser comprados pelo instagran da Cris ou do Kaleu: @cris_raquel06, @kc.condimentos ou pelo telefone: (46) 98805-6812. Em breve eles pretender ter produtos disponíveis em lojas do segmento.