MEIs devem apresentar a declaração anual

      Anualmente os Microempreendedores Individuais (MEIs) precisam apresentar a declaração de faturamento. Em Francisco Beltrão o serviço é prestado gratuitamente pela Sala do Empreendedor, que funciona anexo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no Parque de Exposições Jayme Canet Júnior. Também pelo Poupa Tempo da Cidade Norte ou do bairro São Miguel. O município possui 4.585 MEIs ativos. Destes, 146 foram formalizados nos dois primeiros meses deste ano.  

       A declaração é obrigatória. Nela o MEI deverá informar anualmente para a Receita Federal o faturamento bruto e o número de funcionários do exercício anterior. O prazo de envio iniciou em janeiro e encerra-se no dia 31 de maio. Até o momento somente 875 MEIs apresentaram a declaração. Ela é muito importante para que continuem atuando sem qualquer tipo de restrição junto a Receita Federal. Se não for feita, correm o risco de ficar com o CPF e CNPJ bloqueados. 

        A secretária Liliana Andrade, do Desenvolvimento Econômico, informa que para fazer a declaração o MEI precisa apresentar o faturamento bruto anual de 2020. Caso não tenha declarado em anos anteriores, é possível fazer todas as declarações, mas a entrega fora do prazo incide multa pelo atraso. “É de fundamental importância que os MEIs adotem a medida dentro do prazo para que possam continuar trabalhando devidamente regularizados”, alerta a secretária. 




Skip to content