MEIs devem apresentar a declaração anual

11 de maio de 2022

Anualmente os Microempreendedores Individuais (MEIs) devem apresentar a declaração de faturamento. Em Francisco Beltrão o serviço é prestado gratuitamente pela prefeitura, através da Sala do Empreendedor, que funciona anexo a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, no Parque de Exposições Jayme Canet Júnior. Também pelo Poupa Tempo da Cidade Norte e do Bairro São Miguel. O prazo limite para declarar é 30 de junho.

O município possui mais de 5 mil MEIs ativos. Até o momento menos da metade formalizou a declaração, que é obrigatória. Nela o MEI deve informar para a Receita Federal o faturamento bruto e o número de funcionários do exercício anterior. Ela é muito importante para que continuem atuando sem qualquer tipo de restrição junto a Receita Federal. Se não for feita, correm o risco de ficar com o CPF e o CNPJ bloqueados, além de multa.

A secretária Liliana Andrade, do Desenvolvimento Econômico, informa que para fazer a declaração o MEI precisa apresentar o faturamento bruto do ano anterior. Caso não tenha declarado em anos anteriores, é possível fazer todas as declarações, mas a entrega fora do prazo incide multa pelo atraso. “É de fundamental importância que os MEIs adotem a medida dentro do prazo para que possam continuar trabalhando devidamente regularizados”, alerta a secretária. Informações complementares pelo fone/whats (46) 99140-1033.