Centro Empresarial reúne parceiros para celebrar resultados de 2015

26 de novembro de 2015

Representantes das mais de 30 instituições parceiras do Centro Empresarial de Francisco Beltrão se reuniram nesta quinta-feira (26) para comemorar os bons resultados do serviço, implantado há dois anos pela Prefeitura. Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Semdetec), o espaço concentra uma série de serviços empresariais e tem sua atuação focada na capacitação e viabilização do negócio de pequenos empreendedores.

Somente neste ano, o Centro Empresarial realizou mais de 34 mil atendimentos e 91 ações entre cursos, orientações e feiras. Os resultados, segundo a secretária Jovelina Chaves, colocam o espaço como uma referência no Paraná. “Praticamente toda semana nós recebemos gente de outros municípios que vêm conhecer o modelo do Centro Empresarial, que está se tornando uma referência enquanto espaço de estímulo à economia local”, destaca Jovelina.

Atualmente, Beltrão possui 2,3 mil MEIs e 97% destes foram formalizados através do Centro Empresarial. No espaço, também funciona o Banco do Empreendedor da Fomento Paraná, que foi reconhecido neste mês como a melhor agência do estado, com mais de R$ 7,6 milhões liberados em mil projetos de microcrédito.

Para o prefeito Antonio Cantelmo Neto, o Centro Empresarial desempenha um importante papel no fortalecimento de pequenas empresas e, consequentemente, nos setores da economia da cidade. “Se hoje nós temos o segundo melhor índice de sobrevivência das empresas do estado e uma economia diversificada e que incentiva pequenos empreendedores a se profissionalizarem é porque conseguimos articular com diversos parceiros um modelo exemplar de atendimento destas demandas”, afirmou Neto.

Além dos números, a secretária Jovelina também apresentou algumas ações do Centro, como a criação de associações para o turismo rural e bolacheiras, a Feira do MEI, capacitações para jovens e empresários através do Gestão Estratégica para o Primeiro Emprego e Bom Negócio PR, implantação do Centro de Inovação e Tecnologia e realização da Arenatech.